quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Descaso!




Saúde uma palavra de apenas 5 letras pronunciada muitas vezes ao vento sem nem mesmo saber qual seu real valor. Quem tem saúde e acesso rápido a hospitais, médicos, remédios, sistema de emergênca e urgência de qualidade ontem tiveram uma aula no programa da Globo -  Profissão Reporter -  com direção do excepcional jornalista Caco Barcellos.
Comentei anteriormente em outra postagem que iria abordar algum tema retratado pelo programa e hoje foi algo que me chocou e revoltou, infelizmente única coisa que posso fazer é escrever tentando retratar meu pensamento.
O tema foi SUS: Sistema Único de Saude. Me envergonha ver que um país emergente e grandioso como o Brasil está tão subdesenvolvido e totalmente precário.
Os hospitais estão parecendo currais de tantos doentes amontoados, os médicos tratam o povo como bichos, e para piorar os verdadeiros fazendeiros ficam sentados nos seus gabinetes vendo a fazenda apenas dar lucros, impostos (seja lá como o senhor feudal quiser) e quando esses ficam doentes, até ressuscitam!  Foi o que aconteceu com saudoso ex-presidente da República José Alencar, e se fosse outro José?
O programa abordou o sistema de saúde em grandes centros mas não precisamos ir tão longe, dê uma olhada ao seu redor e veja se estamos amparados por uma saúde de qualidade.
Como será que é o atendimento na Santa Casa de Misericórdia de nossa cidade? E o Pronto Socorro, famoso PS do bairro mais próximo?
Todos nós estamos sujeitos a enfrentar essa luta do descaso com a saúde pública direta ou indiretamente e hoje ter atendimento é uma missão e não a solução. 
Espero que cada dia menos lágrimas caiam dos olhos dessas pessoas que buscam apenas o direito primordial: a vida.
Mães tenham o direito de ouvir o choro dos seus filhos ao nascer, corredores não são lugares para deixar pais de ninguem, médicos têm que ter em todos hospitais e devem ser melhor remunerados, e outras infinitas reclamações que nao cabe a minha indignação ficar citando pois a rede é muito maior do que pensamos.
Não fique você que tem plano médico achando que está tranquilo.

Ass: Desabafo V.S
.


Um comentário:

  1. Atendendo a pedidos...

    Gordo, concordo que a saúde pública deixa muito a desejar... Que muitas pessoas morrem por não serem atendidas a tempo ou por não receberem os cuidados adequados. Infelizmente!! Mas vim comentar aqui para falar do que aconteceu comigo... Te...nho plano de Saúde, estava tratando no Instituto Penido Burnier em Campinas (conceituado HOSPITAL DE OLHOS), com um especialista em córnea, que não levantava da cadeira quando eu entrava na sala, que mostrava descaso. Conclusão: uma semana de tratamento lá, chorando de dor, sem enxergar, ele me encaminhou para o Hospital da Unicamp (SUS), onde tive que esperar 5 horas para ser atendida, com muita dor. Foi um mês de tratamento, indo para Campinas 3 vezes por semana. Apesar das horas de espera cada vez que eu ia lá, fui super bem atendida e sarei!!
    Infelizmente a saúde pública é precária, mas por outro lado, em muitos Hospitais do SUS são realizadas pesquisas constantes e são referência para muitos, inclusive para quem tem condições de ter um plano de saúde. Esse foi o meu caso, um caso particular. Mas depois que passei por isso, ouvi muitas hitórias parecidas.

    Bjutãoooooo, mala!!
    Marisa

    ResponderExcluir